-
- Entendemos por andaimes aquelas estruturas auxiliares que são necessárias para proporcionar um lugar seguro de trabalho para a execução das obras de construção, manutenção, reparação ou demolição de estruturas ou edifícios.
-
- Considerou-se conveniente desenvolver por separado um capítulo com fichas de andaimes, com o fim de eliminar as indefinições que se produzem com a sua inclusão dentro dos meios auxiliares, em forma de percentagens sobre as unidades de obra. Também foram incluídos dentro deste capítulo os andaimes que são considerados máquinas pela regulamentação vigente.
-
- Seguidamente são apresentados os diferentes tipos de andaimes cuja utilização foi prevista nesta obra, considerando em cada uma destas fichas os seguintes pontos: requisitos exigíveis ao andaime, normas de utilização, normas de manutenção, normas de carga e descarga dos seus componentes em obra, e todas as outras a seguir durante as operações de montagem e desmontagem. De todas as formas, procede-se à identificação dos riscos inevitáveis, e à sinalização das medidas preventivas a adoptar de forma a controlar e reduzir estes riscos, e uma relação das protecções individuais necessárias.
-
- Para poder utilizar nesta obra qualquer dos sistemas de andaimes identificados nas seguintes fichas, estes devem dispor, em função do seu tipo e características, dos seus correspondentes projectos técnicos específicos de instalação e colocação em funcionamento, ou os certificados do fabricante ou empresa de aluguer de andaimes, nos que indique que foram revistos e que se encontram em perfeito estado de manutenção para a sua utilização nesta obra.
|